A GUERRA NUNCA MUDA
- Felipe Marques

- 15 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.
Na ficção ou na vida, o motivo é o mesmo...

"Guerra. A guerra nunca muda. Os romanos guerreavam para obter escravos e riquezas. A Espanha construiu um império movido por sua cobiça por ouro e território. Mas a guerra nunca muda."
Você ouve isso ao abrir o jogo Fallout, um RPG para computador. Trata-se de um futuro distópico ambientado em um mundo baseado no Atompunk ( atomic + punk ) um subgênero das distopias que se baseia na idealização do futuro pela estética dos anos 50, com o uso de energia nuclear, uma arquitetura baseada na época, com referências a mísseis nucleares e uso de monitores de fósforo verde e TV's CRT, aquelas de tubo de imagem. Apesar desta definição ser breve, e talvez até escassa, retomemos Fallout, um jogo no qual o jogador controla um um personagem do Vault 13 que sai aos ermos em busca de um chip de filtragem de água para substituir o que está defeituoso.
Não se preocupe com os termos do jogo, pois eu tô usando Fallout mais de plano de fundo para tratar do tema “guerra” e o imperialismo dos Estragos Unidos
É curioso pensar que um jogo que foi lançado em 1987, que trata de um futuro distópico onde bombas nucleares destruíram o mundo, pode ser uma ótima representação do que a humanidade tem de pior e retrata o que vemos nos dias de hoje: uma invasão planejada e executada para conseguir petróleo.
Como diz o texto de introdução, a guerra nunca muda, eles sempre brigam pelos mesmos motivos: o lucro. Lucro do qual todos esses velhos não vão desfrutar, deixando o legado para outros imbecis que vão, pouco a pouco, matando a vida em nome do lucro.
Entretanto, não só de guerra vive o ser humano, há espaço aqui também para falar do uso de medidas legais para esse mesmo fim, como a perfuração de petróleo na foz do Rio Amazonas; Belo Monte, entre outras atrocidades que o Governo do Brasil faz. No fim, ainda há uma guerra que nós travamos com o Estado que em nome do lucro mata.
O fato de sermos finitos parece que dá o direito às pessoas pensarem apenas em si e não ligar para o que suas decisões egoístas deixarão para trás; parece que não se lembram que a humanidade vai acabar, mas o planeta vai continuar. Sinceramente, falta uma ligação com a Terra, com o fato de que estamos aqui de passagem e dinheiro nenhum no mundo muda isso. Ao mesmo tempo, parece que eles querem todo esse dinheiro... afinal de contas, estarão mortos quando a merda acontecer. Até por que morrerão em paz, sentados em seus tronos de porcelana…
Eu normalmente falo de mais jogos nos meus textos e poderia falar de Pathologic, que tem uma filosofia sobre a Terra, que é viva e a mãe de tudo, ou falar do próprio Fallout, que além da guerra, tem várias facções e várias reflexões sobre a podridão de megacorporações, as quais só ligam para si, mas me encerro por aqui com a certeza de que acúmulo de dinheiro só traz destruição. E, se você defende bilionário, saiba que você vai sofrer por conta dos seus data centers enquanto ri do seu meme de IA…
Texto: Felipe Marques - @v0id419
Revisão Textual: Amanda Murta - @amandamurta_





Comentários