top of page

Clubinho de Apoiadores da Karipola aproxima leitores do processo criativo


Ilustração criada por Karina Pamplona
Ilustração criada por Karina Pamplona

Fizemos uma entrevista com a quadrinhista paraense Karina Pamplona, conhecida por suas narrativas bastante reflexivas, sensíveis e poéticas, no perfil @karipola. A artista nos contou alguns detalhes de sua produção e de sua iniciativa mais recente, o Clubinho de Apoiadores da Karipola no Catarse.

Veja o que ela nos contou sobre:


Como começou sua jornada pelos quadrinhos?


Começou na adolescência, rabiscando nos cadernos histórias que me aconteciam. Logo em seguida criei um blog na época que postava algumas tirinhas, e depois com facebook e instagram, continuei compartilhando artes online. Mas, sinto que entrei mesmo no circuito dos quadrinhos com a minha primeira publicação independente, o Quase Tudo São Flores. A HQ me abriu muitas portas e me fez ver a força de contar histórias, de como sentimentos tão pessoais conseguem alcançar questões muito coletivas e te fazer refletir sobre elas.


Como surgiu a ideia de criar um Clubinho de Apoiadores da Karipola?


Eu acompanho e apoio outros artistas que possuem um clube de assinaturas e gosto muito de acompanhar os bastidores, e ter esse contato mais próximo e exclusivo com eles, o que acaba me motivando a criar também. Além de viabilizar projetos autorais, acho que é uma forma muito legal de criar comunidade e ter essa troca com pessoas que te apoiam mais de perto. Todo o clube geralmente possui recompensas exclusivas e percebo que existe uma vontade genuína de apoiar e acompanhar a trajetória do artista. Lancei o Clubinho e com o apoio posso tocar dois projetos que estava bem ansiosa de lançar: a minha próxima HQ, o História de Pescadora, e uma loja de produtos ilustrados autorais, a Kariloja.


Quais os benefícios de participar do clubinho?


Como benefícios pensei de ter acesso aos bastidores do próximo quadrinho, o História de Pescadora, e de outros trabalhos de ilustração e quadrinhos que venho desenvolvendo. Tem também newsletter e podcast exclusivo para apoiadores em que falo sobre o processo de criar, as dificuldades e as pequenas vitórias também. Tour pelo sketchbook, cupom de desconto na Kariloja, que muito em breve será lançada (!) e até produtos físicos da lojinha que vão chegar na sua casa todo o mês dependendo do plano de assinatura escolhido, dá pra ver mais em: www.catarse.me/clubinhokaripola.


Tem alguma informação que possa revelar pra gente sobre "A História da Pescadora"? Se não puder, tudo bem.


O quadrinho acompanha a história de uma pescadora que não pesca peixes e sim sentidos. Vai ser uma história com elementos de realismo mágico, trocadilhos bobos e existencialismo. Quero nele trazer também elementos da nossa cultura, falar do pitiú e do trato dos sentidos que nos cercam e dos que a gente procura para nossa vida. Vai ser diferente de tudo o que já fiz e tô bem ansiosa pra tirar essa história do papel!


Obrigada, Karina, é um honra conhecer mais sobre seu trabalho, que admiramos tanto. Vamos aguardar ansiosamente os próximos lançamentos.






Comments


bottom of page