HEARTOPIA É A VERSÃO "COZY GAME" DO TIGRINHO:
- Maiara Malato
- há 15 minutos
- 9 min de leitura
Com racismo e IA embutidos.
Alerta de Gatilho: aposta e racismo
Belém, 25 de junho de 2026
Autora da Resenha: Maiara Malato - @_mai.drawing
Revisora Textual: Amanda Murta - @amandamurta_
“Um simulador de vida feito para quem busca criatividade, liberdade e tranquilidade. Construa a casa dos seus sonhos, descubra hobbies variados e fortaleça laços especiais com amigos em uma vila vibrante repleta de infinitas possibilidades.” (Heartopia, Steam)

O termo “Cozy game” parece estar em alta ultimamente, pelo menos na minha bolha. São “jogos aconchegantes”, feito para as pessoas relaxarem e saírem do estresse do dia a dia e, como eu sou uma pessoa bem estressada, sou a vítima perfeita para esses tipos de jogos. O mais relevante deles, para mim, foi “Spiritfarer”, mas eu posso falar dele em outra oportunidade porque é agora que, com a cara mais lavada do mundo e me sentindo uma hipócrita, eu vou falar sobre Heartopia.
Eu comecei a jogar Heartopia quando o jogo mal tinha completado um mês mas, quando eu cheguei, já estava tendo o evento da gala de neve. Gastei todos os meus passes de exibição nessa gala da moda porque meu pensamento era “ah… fofinho, mas não me prendeu”, mas depois que comecei a pegar gosto e a ficar viciada, fazia o que eu precisava fazer para poder voltar a jogar.
Considerando isso, antes de falar do que me deixou com vontade de desinstalar o jogo, preciso dizer que amei o visual fofo e agradável, com 3Ds bonitos e animações bem-feitas; as roupinhas lindas, mesmo que com diferença entre as gratuitas e as pagas e, o ponto que me fez ficar por mais tempo, as amizades e interações que tive com estranhos. Nunca fui de fazer amizades online, então foi bem divertido marcar com os amigos para fazer roubo de carros de My Little Pony e regar planta dos outros jogadores.

Mas preciso falar sobre o elefante na sala: as polêmicas envolvendo esse jogo, coisas que eu presenciei como jogadora.
Extra! Extra! Empresa multibilionária não quer pagar artistas!
Sou completamente contra o uso de Inteligência Artificial generativa, nunca escondi isso, mas confesso que já sabia das acusações sobre seu uso em Heartopia, eu só não tinha reparado onde eles estariam usando isso, porque no meio do evento de gala de neve, tudo o que eu enxergava eram roupinhas bonitas e as animações da pista de patinação. Quando chega num certo nível do jogo, quebra-cabeças são desbloqueados para gente montar, foi lá que eu vi onde estava sendo usado IA.

Esse print eu tirei de um post do Reddit feito há alguns meses, quando o uso de IA generativa era apenas uma suspeita não confirmada pelos desenvolvedores. Cheguei a ver alguns comentários que diziam que eles estavam usando em coisas pontuais como os puzzles, e que eventualmente eles iam trocar por outros feitos por artistas de verdade. Já tem mais de 5 meses desse post e eles ainda estão utilizando esses puzzles mequetrefes feitos com IA.
Eu fiquei indignada com o fato de que um jogo que tinha tanta coisa bonita e bem modelada até nos detalhes e com animações tão caprichadas, resolveu economizar na hora de fazer os quebra-cabeças. Aí, eu chequei o Instagram deles e vi que eles estavam usando IA na divulgação do jogo também.
Um desperdício, tem tanta gente talentosa que trabalhou nesse jogo, incluindo a própria comunidade, que é bem ativa no Reddit e tem mais ética: lá era proibido coisa feita com IA e, artes divulgadas deveriam ser com os devidos créditos ao artista. Lá eu vi ilustrações feitas em Pixel Art feitas pelos jogadores dentro do próprio jogo, e fiquei muito inspirada pra tentar aprender Pixel Art também.
Jogadores de outros jogos com gatchas abusivos ficaram com dó do que a gente passa em Heartopia.
Sabe quando a gente tá na merda, sem esperança, e a luz no fim do túnel se apagou?
Se você abrir o Instagram de Heartopia, vai ver inúmeras reclamações sobre como o preço dos gatchas são abusivos. Vou citar o exemplo abaixo, que agora já é até antigo mas era o evento de My Little Pony que aconteceu há alguns meses:

Tá achando lindas as roupinhas do pônei? O sorteio de cada uma delas começava custando 10 passes de exibição e o valor aumentava gradativamente. No total, você precisaria de 360 passes de exibição para completar um único set. Eram 6 sets no total. Até onde eu lembro, o jogo dava cerca de 180 passes de graça no começo… e depois, praticamente o único jeito de conseguir eles é pagando.
Assim como outros jogos online, Heartopia tem várias moedas: moedas de ouro, moedas de evento, estrelas sociáveis, cristais da lua, passes de exibição e Amoritas, as quais são dinheiro que só se compra pagando. Cada uma custa R$ 2,50. Para comprar UM MÍSERO passe de evento, você precisa de 10 amoritas e R$ 25, 00 para poder jogar em um evento específico.
Essas moedas fazem o jogador se perder na contagem monetária e perder a noção de quanto dinheiro real custa cada item no jogo. Exemplo: Você não gasta $10,00 pra comprar 10 passes do evento do jogo. Eles te fazem gastar $10,00 para obter 10 moedas de joguinho, aí com essas 10 moedas de joguinho você consegue 8 passes de evento, só que 8 não é o suficiente, aí você precisa gastar mais $10,00 para conseguir os 2 passes que faltavam. Aí você olha para o lado e descobre que com 25 passes você consegue uma recompensa maior… e lá vai você gastar mais dinheiro. E o pensamento que fica é “gastei 25 moedas de joguinho pra conseguir isso!” e não “Gastei trinta reais pra jogar”.
Jogar não. Apostar!

E só para vocês terem uma noção, cada set desses carros de My little Pony custa 360 moedas. Eu cheguei a fazer as contas do quanto custaria para conseguir esses carros, de um jeito bem mais detalhado, tamanha a minha revolta. Imaginem o tamanho da minha revolta pra me fazer usar MATEMÁTICA!!! Sabe qual o motivo da revolta? Um único carro desses custa $312,80 (TREZENTOS E DOZE REAIS E OITENTA CENTAVOS) e tem SEIS DESSES!
Ah, mas eu não preciso dos outros carros, um já tá bom… tá bom mesmo? você ainda tem uns passes de apost- Oops! passes de exibição, gasta logo… você não quer obter o carro de diamante único e exclusivo, disponível só pra quem conseguiu os outros 6 carros???

E ainda não querem pagar artista pra fazer puzzle. Quero ver dizer que artista cobra caro agora!
Nas contas que eu fiz, para garantir esses seis carros e conseguir o carro de diamante edição limitada, seria preciso $1.735,50. Mil setecentos e trinta e cinco reais e cinquenta centavos. Por carrinhos virtuais…de um jogo online… que pode fechar a qualquer momento.
Já tem alguns estudos que apontam como crianças e adolescentes expostos a jogos de gatcha tem uma tendência maior a desenvolver vício em apostas quando adultos. E a gente sabe quanto que o vício destrói, olha quanta gente que já perdeu a renda e teve a vida destruída por causa do “Tigrinho”. E Heartopia estimula esse comportamento dando recompensas exclusivas para quem gasta mais dentro do jogo.

Mas assim… o dinheiro não é meu, não sou obrigada a gastar no jogo, posso jogar ele completamente de graça e sem gastar nada, é o que eu venho fazendo desde que o jogo foi lançado, não dei um centavo para eles.
Mas aí vem o racismo…
Ao contrário das apostas e dos Puzzles de IA que a gente até pode evitar, o racismo implícito e explícito de Heartopia está espalhado pelo jogo.
E aqui eu vou ignorar coisas feitas pelos próprios jogadores, porque existe gente babaca em todo tipo de jogo, até nos jogos casuais e fofinhos. O que eu quero falar aqui são de coisas presentes no próprio jogo, colocadas lá pela própria empresa, que tiveram a aprovação de algum time de executivos canalhas para estar ali. Eu ia falar que eram desenvolvedores, ou “devs” para abreviar, mas aí poderia dar uma impressão que é uma produtora indie que tem pouco dinheiro.

E assim… eu não sou boa de conta, mas isso aqui parece muito dinheiro
Para começar, os cabelos com textura cacheada não estão disponíveis quando você cria seu personagem, você precisa pagar para conseguir ter acesso a eles e personalizar o seu personagem com cabelo que não seja liso. E, mesmo assim, não espere encontrar coisas muito texturizadas por lá, porque a maioria dos cabelos, tanto os livres quanto os pagos e do gatcha, continuam em sua maioria, sendo cabelos lisos e ondulados.
Eu queria poder mostrar aqui todas as fotos, mas esse texto já é a versão resumida da minha revolta, mas eu fui pessoalmente caçar cada Non Playable Character – NPC (personagem não jogável) que habita a Ilha em Heartopia. Desde NPC principal que te passa missão aos secundários que às vezes te passam missão e os que só estão lá para preencher espaços vazios. São 24 NPCs no total. 6 deles são negros e pardos. 1 me deixou em dúvida. E 17 deles são cinquenta tons de branco.
A revolta foi tanta, que além de voltar a fazer conta de matemática básica, me fez ir atrás de lembrar como calcular porcentagem!
Eu olhei o site de porcentagem todinho, fiquei confusa, não achei o que eu queria, descobri que o site também estava com assistente de IA. Nessa hora, lembrei que era só fazer regra de 3, aí eu fiz a conta e mandei pro meu boy ver se a conta estava certa.

A população negra e parda dos NPCs de Heartopia é de 25%.
Eles acharam de bom, em tom uma missão dada por um dos poucos personagens negros, que esse personagem, após ingerir cogumelos estranhos, começasse a pular e imitar um macaco.

Vocês podem checar a cena completa aqui nesse link antes de seguir a leitura, mas qualquer coisa, pode seguir reto, que eu vou colocar o link de novo no final do texto.: BIZZARE MUSHROOMS 2 - 2026 03 04 19 19 07
Quando a cutscene dessa missão apareceu para mim, fiquei estática olhando para a tela… foi por isso que eu ressaltei antes que as animações do jogo eram boas, eu prestei muita atenção nelas. Quando essa animação apareceu, eu sabia que ela não existia em nenhum outro momento do jogo. Eles fizeram essa animação do zero, para fazer um personagem negro imitar um macaco.
Depois até houve um “““pedido de desculpas”””, entre várias aspas porque eles só pediram desculpas pelo ocorrido no Discord e estavam censurando e expulsando jogadores que traziam o assunto à tona. Até onde eu vi, nunca fizeram uma retratação pública e excluíram a missão por causa do feedback da comunidade.
Não me venham com argumento de “é porque eles são asiáticos”, “eles não têm noção” e que “não tem gente negra na China”. Porque existe sim racismo na Ásia, e, se você é uma empresa multibilionária, com um jogo que tem servidores em várias partes do mundo, o mínimo que precisa ser feito é contratar e pagar uma equipe diversa para que esse tipo de coisa jamais seja aprovado.
Heartopia não passa de um Tigrinho livre para crianças.
Não era nem pra terem liberado casas de apostas aqui no Brasil. Cansei de ver vídeos, notícias e podcasts falando do mal que essa praga está causando no Brasil. Revolta ver propaganda de “BET” todos os dias na TV, como patrocinadora de Copa do Mundo. Só de imaginar o tanto de gente que, no desespero para conseguir dinheiro para pagar contas - cada vez mais caras por causa dos Data Center de IA, que estão gastando nossa água e energia -; e por ter a saúde mental destruída por ser explorado na escala 6x1, baixa um aplicativo desses achando que a sorte vai estar ao seu lado (afinal, é isso que as propagandas prometem, pra logo depois te dizerem pra jogar com responsabilidade).
Recomendo aos pais ficarem de olho nesses tipos de jogos e aplicativos. Não é só porque eles são fofos e em tons pastéis que eles deixam de ser um perigo real, o sistema de recompensa de gatcha funciona do mesmo jeito um app de aposta. Recomendo para quem gosta de jogos no estilo de Heartopia, tomar muito cuidado porque Heartopia é só mais um no meio de tantos jogos e aplicativos que tem como objetivo viciar o usuário e fazer ele gastar cada vez mais.
Dedico esse texto aos amigos que eu fiz lá, ao meu grupo da Copa Castor e aos estranhos gentis com quem eu tive interações super legais e divertidas durante os eventos. Eu dificilmente voltarei a jogar Heartopia, mas quem sabe a gente não possa se ver de novo, em outro jogo?
Referências
Estudo apontando sobre o efeito de Gatcha em jogos voltados ao público infanto juvenil.
Tutorial da Nath Finanças sobre como bloquear anúncios do tigrinho e outras casas de apostas.
Vídeo sobre Heartopia
Gravação da missão do cogumelo
Venda da EA
E se aparecer alguma criança aqui reclamando que os pais proibiram o joguinho de vocês por causa do texto do Blog, eu sinto muito, mas é pelo mesmo motivo que a gente não deixa vocês beberem detergente.
