2ª Edição do Prêmio Mapinguari
- Mandy Modesto
- 14 de mai.
- 2 min de leitura
O que essa premiação representa para os nortistas?
O Prêmio Mapinguari realizou a segunda edição no dia 10 de maio de 2025, e conta com o apoio do Mapingua Nerd e do Norte em Quadrinhos. A Cerimônia de Anúncio dos Vencedores foi realizada no Akiba Station e está disponível no Canal do Norte em Quadrinhos.
Uma peculiaridade dessa iniciativa é a valorização da produção de quadrinhos realizada na região Norte do Brasil, uma proposta que fomenta a qualidade e dedicação dos quadrinhistas, considerando o cenário atual de produções nortistas. O intuito é minimizar a desproporcionalidade de oportunidades considerando o cenário nacional de quadrinhos.

A cerimônia contou com a apresentação de Luiz Andrade e Sâmela Hidalgo. A identidade visual do evento contou com a participação de Yan Bentes, artista manaura. Além de um corpo de jurados forte, com: Rodrigo Bastos, Sidney Gusman, Luiza de Sousa, Gian Danton e Laluña Machado.
Conheça as categorias e obras premiadas:
Melhor Desenhista - Valdo Reis com o quadrinho Vitória-Régia;
Melhor Roteirista - Tai com o quadrinho Onde Habita o Medo;
Melhor Arte-Finalista - Jucylande Jr. com o quadrinho Filha do Gigante de Gelo - Parte 02;
Melhor Colorista - Felipe Furtado com o quadrinho Quadrinhos à Margem;
Melhor Webtira ou Webquadrinho - Thai Rodrigues com Os Desenhos da Thai;
Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ - Feira Roraimense de Quadrinhos 2024;
Melhor Quadrinho - Karipola com o quadrinho Quase Tudo São Flores.
Essa premiação demonstra a qualidade das histórias criadas por profissionais da região Norte e abre caminhos para o público de leitores e o mercado de trabalho. Para que nosso país possa ser mais inclusivo com autorias nortistas. Esse movimento do cenário de quadrinhos revela um empoderamento nortista, que além de produzir de forma independente, cria esse rito de enaltecimento, com a devida importância e reconhecimento, tão aguardada.
Como costuma-se dizer, é um trabalho de formiguinha, conta com diversas pessoas que apoiam a valorização das narrativas gráficas. E esperamos que essa premiação possa despertar a atenção e curiosidade de um público cada vez maior, que esteja aberto à novas perspectivas de vida, novos sotaques e formas de expressão das culturas que foram invisibilizadas por tanto tempo.
Conheça os quadrinhos, siga as pessoas que venceram o prêmio e incentive o crescimento deste cenário de quadrinhos nortistas, pois somente a coletividade pode dar voz à criatividade, vinda de outras terras, com outras formas de estar no mundo e de maneira mais justa.
Comentários